Será que alguém sabe responder completamnte a esta pergunta.
Pois cada um de nós tem sua própria definição do que é moda.Será que moda esta apenas no vestir?
“Moda não é apenas um fenômeno frívolo, epidérmico, superficial, mas espelho dos hábitos do comportamento do individuo, da profissão da orientação política do gosto” [...] (Gillo Dorfles).
É errado dizer que moda sempre existiu, porque o que existia bem na antiguidade era a vestimenta e não a moda em si.
A moda nasceu junto com o renascimento, nos séculos XV e XVI, existia uma ligação entre o desenho de moda e as artes plásticas da época, uma vez que os pintores eram contratados pelos nobres para fazerem desenhos de roupas de festas, nesta mesma época surge a primeira burguesia que por estarem ficando ricos queriam ser iguais aos nobres, e para isso começaram a imitar as roupas da nobreza, ela por sua vez criava outras e a burguesia copiava novamente e assim surge a engrenagem da moda, podemos dizer que a moda já nasce com um caráter de copia, mas a verdade que temos que ter na cabeça é que temos de criar algo novo em cima do que já foi criado. Por isso que a moda é feita de mudanças.
A moda também retrata as mudanças culturais, sempre reflete a época e por isso sempre muda.
“Moda é como musica, dança e pintura. É uma linguagem universal, que alcança profundezas, que usa corpo para informar e transmitir uma linguagem cultural e ética” (Rita Parsi).
Podemos dizer que moda é mudança e que retrata nossas vidas, moda é tudo: comportamento, estilo, modo de viver e não só roupas como as pessoas costumam pensar.
“A moda é uma estrutura social centrada sobre o presente, já que na moda é preciso mudar” (Gilles Lipovetsky).
Desde que a moda é moda ela existe para diferenciar as classes sócias, e podemos dizer as culturais também, ela mostra o perfil da pessoa, a personalidade, o estilo ou pelo menos o que ela gostaria de ser.
É claro que a roupa serve principalmente para nos cobrirmos, mas alguns não sabem que o vestuário é uma forma de comunicação, a vestimenta fala como somos ou como queremos ser vistos.
Com a moda transformamos nosso corpo, como isso ocorre é mais fácil do que se imagina, as pessoas estão em constante transformação e para isso usam vários métodos, adornos diferenciados, roupas cosméticos, plásticas e etc, o corpo passa a refletir o gosto de uma sociedade atual, podemos citar a febre do silicone, varias mulheres fazem implantes nos seios para se enquadrarem em “uma certa moda” transformando o seu corpo, outros exemplos são: pircings, tatuagens, alargadores e etc.
Então se pode dizer que existe moda sem roupa, mas não roupa sem moda, ou que existe corpo sem roupa, e não roupa sem corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário